quarta-feira, 27 de junho de 2007

Eduardo Costa, um substituto para Lucas

O Grêmio já escolheu o nome para o lugar de Lucas, negociado com o Liverpool, da Inglaterra. O jogador é Eduardo Costa(foto), 24 anos, formado no Olímpico e que desde 2001 atua na Europa. Seu atual clube é o Espanyol, de Barcelona. Até a semana passada, Eduardo Costa esteve perto de um acerto com o São Paulo, indicado pelo técnico Muricy Ramalho. Norberto Costa, pai e procurador do jogador, confirmou ter se reunido no Morumbi com dirigentes do clube paulista. As tratativas, contudo, não foram adiante, conforme revelou. Ontem, em entrevista ao site do jornal o Estado de S. Paulo, Norberto revelou que foi procurado por representantes do Grêmio.

- Me ligaram e manifestaram interesse. Agora, estou esperando uma proposta oficial - disse Norberto, o Catarina, que foi jogador do Grêmio na década de 70.

Paulo Pelaipe, diretor de futebol do Grêmio, foi evasivo ao falar sobre a possibilidade. Disse, apenas, que projeta uma equipe ainda mais forte para disputar o restante do Campeonato Brasileiro. A partir de agosto, quando for reaberta a janela para negócios com clubes europeus, pretende investir em nomes brasileiros dispostos a voltarem ao país. Eduardo Costa foi lançado no Grêmio no início de 2001 pelo técnico Tite, com apenas 18 anos. Depois de um começo difícil, em que sofria constantes vaias da torcida, firmou-se e foi titular da equipe que se sagrou tetracampeã da Copa do Brasil, em maio. Menos de um mês depois, foi negociado com o Bordeaux, da França, por US$ 9 milhões. Mais tarde, ainda atuou no Olympique, também francês, antes de acertar com o Espanyol. Procurado pelo Toulouse, da França, Eduardo Costa disse que pretendia voltar ao Brasil.

- Meu objetivo é ficar mais perto da minha família e quem sabe voltar à seleção - disse o jogador, que chegou a ser convocado por Luiz Felipe Scolari para os jogos eliminatórios para a Copa de 2002.

No Espanyol, Eduardo Costa sempre foi titular. Entre 2005-2006, disputou 30 partidas. No início deste ano, integrou lista de reforços elaborada pela direção do Grêmio.

Contratado por empréstimo por um ano, o lateral-direito colombiano Bustos chegará até o final de semana. Especialista em cobranças de falta, o jogador foi destaque do Cúcuta na Libertadores. Objetivos Repete-se o discurso de 2006. No ano passado, na abertura do Brasileirão, comissão técnica e dirigentes do Grêmio afirmaram que o objetivo era, no máximo, obter uma vaga para a Copa Sul-Americana. O Grêmio acabou entrando na Libertadores.

- Nem ingressamos na zona da Sul-Americana. O primeiro objetivo é esse. Mas temos condições de estar no grupo da frente - disse Mano Menezes.

O jornal argentino Olé noticiou ontem que o zagueiro Schiavi, 34 anos, estaria perto de um acerto com o Newell's Old Boys. Paulo Pelaipe, diretor de futebol do Grêmio, negou que o clube tenha sido procurado para liberar o argentino.

O Grêmio não confirma o interesse por Patrick, lateral-direito do Brasiliense. Segundo Rodrigo Caetano, do departamento de futebol, o clube investirá na posição em Felipe Mattioni, 18 anos, destaque da equipe júnior.

Nenhum comentário: